Em um novo boletim médico divulgado pelo Vaticano nesta segunda-feira (3) informou que o papa Francisco “dormiu bem toda a noite”. Internado há 18 dias, no Hospital Gemelli de Roma, o pontífice foi diagnosticado com - que atinge os dois pulmões - .
Nesse domingo (2), a condição clínica do Santo Padre permaneceu estável e ele não precisou de ventilação mecânica não invasiva, mas apenas de oxigenoterapia de alto fluxo.
Na última sexta-feira (28), o pontífice apresentou uma crise isolada deque resultou em um episódio de vômito com aspiração e um.
Em um para o Angelus e publicado pela Santa Sé, Francisco agradeceu aos fiéis por sua proximidade em seu momento de “fragilidade” e os exortou a continuarem rezando pela paz no mundo, assim como rezam por ele. “Daqui, a guerra parece ainda mais absurda”, disse ele, pedindo em particular orações por “Ucrânia, Palestina, Israel, Líbano, Mianmar, Sudão e Kivu”.
O chefe da Igreja Católica, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. As doenças o forçaram a adiar excursões ou descansar por alguns dias devido a dores no joelho e no quadril, e até mesmo a passar por uma cirurgia abdominal.
Em 2023, Francisco, que teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem, ficou hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Quando ele era jovem, parte de um dos seus pulmões foi removido. Em dezembro do mesmo ano, também devido a uma bronquite, o pontífice desistiu de participar na COP28 de Dubai, a grande reunião de cúpula anual do clima, organizada pelas Nações Unidas.
No dia 14 de fevereiro deste ano, o papa Francisco também foi hospitalizado por quadro de . Depois teve novo diagnóstico dee em seguida pneumonia nos dois pulmões.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.