Todos os estados estão em alerta nesta terça-feira (21) por conta da formação de um ciclone extratropical, que promete trazer fortes ventos e chuvas intensas, com risco de novos transtornos em regiões já atingidas por temporais recentes. De acordo com a Climatempo, os ventos podem atingir 90 km/h e as rajadas podem chegar a 70 km/h.
Ciclone e a frente fria
O ciclone está se formando entre a costa do Uruguai e o litoral sul do Brasil, gerando uma frente fria que se espalhará por todo o Sul do país.
Esse sistema vai intensificar os temporais e os ventos fortes, complicando ainda mais a situação dos estados que já enfrentam os danos das chuvas. No domingo (19), o Rio Grande do Sul entrou em estado de alerta, com ventos de até 90 km/h, e a previsão é que o risco continue até o final desta segunda-feira.
Riscos e possíveis danos
Com ventos tão fortes, o ciclone aumenta o risco de destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Além disso, há a possibilidade de alagamentos e enchentes, principalmente nas regiões oeste, centro-norte e sul de Santa Catarina, além do sul, oeste, sudoeste e noroeste do Paraná. A população dessas áreas deve estar atenta a possíveis inundações e dificuldades de mobilidade, agravadas pelo solo já saturado.
O artigo não está concluído, clique na próxima página para continuar