Ronaldinho Gaúcho não tem o hábito de expor detalhes de sua agitada vida privada e em raras oportunidades comentou sobre os dramas familiares vividos na infância. Em carta endereçada a si próprio, Ronaldinho falou sobre a perda de seu maior incentivador.
“O papai é quem dizia para você para usar e abusar da sua criatividade em campo; é ele quem dizia para você fazer o jogo bonito, para você apenas brincar com a bola” diz, a si mesmo, Ronaldinho em um dos trechos.
João Moreira, o pai do craque, morreu ao cair em uma piscina, quando Ronaldinho tinha apenas oito anos de idade. Foi o irmão mais velho e hoje empresário, Roberto de Assis, quem deu a notícia ao futuro craque.
Em sua mensagem, Ronaldinho também recorda a evolução de sua carreira, o auge no Barcelona, e seu papel nos primeiros anos do argentino Lionel Messi no clube catalão. O brasileiro, sete anos mais velho, repetiu os conselhos de seu pai ao pupilo argentino. “Eu quero que você jogue com alegria. Jogue com liberdade. Apenas brinque com a bola nos pés.”