Não sei se é tradição ter algum prato com peixe ou bacalhau nas Festas de Fim de Ano, mas na minha família não pode faltar. Começou com a Vó Nair, que amava uma bacalhoada e continuou porque meu cunhado é meio vegetariano (não come carnes vermelhas nem frango/peru/chester).
Por isso, a cada ano gosto de pensar em um prato diferente para agradá-lo também com as comidinhas. Para este ano, apostei no Bacalhau a Brás, uma receita super tradicional portuguesa, mas com algumas mudanças para ficar ao nosso gosto.
A primeira coisa que mudei é que meu pai só come batatas fritas e eu não gosto muito da batata palha misturada na comida, então no lugar da batata somente cozida, resolvi dourá-la no azeite — e ficou maravilhosa crocantinha!
Outra coisa é que no modo de preparo original, a gente quebra os ovos crus sobre o bacalhau com os outros ingredientes e mistura tudo. Eu acho que vira uma maçaroca só e aí não fica tão bonito na travessa (e mesa de festa tem que ser linda, né?), então prefiro usar ovos cozidos, principalmente os de codorna, pois já são menores e fica mais fácil de pegar um pouquinho de tudo numa garfada só.
O artigo não está concluído, clique na próxima página para continuar