Por que as Japonesas Colocam Sal no Banheiro? Descubra o Significado por Trás Desse Costume Surpreendente
O sal desempenha um papel importante em muitas culturas, e embora na maioria dos casos seja usado para temperar alimentos, há um país onde é utilizado para algo completamente diferente.
Os costumes do País do Sol Nascente surpreendem muitos. No entanto, ao estudar a cultura japonesa mais a fundo, tudo se encaixa perfeitamente.
POR QUE AS JAPONESES COLOCAM SAL NO BANHEIRO?
O sal é um excelente absorvente. Em climas quentes e úmidos, onde odores desagradáveis e fungos podem arruinar o ambiente, o sal é indispensável.
Nos tempos antigos, todo problema era atribuído a maus espíritos.
Isso explica por que muitas crenças e rituais na cultura japonesa estão relacionados ao sal. Por exemplo, antes de uma luta de sumô, o ringue é polvilhado com sal, e durante uma cerimônia memorial, um recipiente de sal é colocado no altar.
Os japoneses acreditam que o uso do sal pode assustar maus espíritos e trazer felicidade para a casa. Portanto, eles colocam saquinhos de sal por toda parte: na entrada, nos cantos do quarto e até mesmo no banheiro.
Os habitantes do Japão acreditam que dessa forma é possível limpar o ambiente de más energias.
Se você acha que deixar sal no banheiro é demais, está enganado. Proprietários de restaurantes também não desprezam esses amuletos. Teoricamente, um saquinho de sal na entrada do estabelecimento deveria atrair mais clientes. E você, como percebe esses rituais?